Desafio do Elogio @Prof Céu

Confesso que quando escolhi a Escola Quinta da Condessa foi a pensar noutra professora, acima de tudo a pensar num diferente método de ensino - Movimento Escola Moderna (MEM). A vida trocou-nos as voltas e saiu-nos em sorte a Professora Céu, de ensino tradicional mas de quem só ouvi elogios. Passados 4 anos, e após conclusão do 1.º ciclo, só posso dizer que nos saiu a Sorte grande. A Constança não podia ter tido uma professora melhor, que a soube perceber e levar tão bem, que a conquistou aos poucos, sem pressas, sem pressão, sempre com voz e pulso firme, segura de que a confiança se vai construindo aos poucos, certa de que o trabalho acaba - sempre - por falar por si. Foram 4 anos tranquilos, num crescendo de conquistas e superações, com ritmo determinado mas atento, com tempo e espaço para os deixar crescer, cada uma à sua maneira e à sua velocidade, mas todos num grupo coeso, preocupado, organizado e muito unido. Uma turma com meninos e meninas especiais, com ritmos diferentes mas que nunca ficaram para trás. Ouvi sempre a Constança referir-se aos colegas como "especiais" ou com "com problemas" mas nunca com tom depreciativo, pelo contrário, com o sentido de interajuda incrível que sei que sempre foi ensinado e promovido dentro da sala de aula. E para mim a definição de uma boa professora é isto: é ter capacidade de ensino mas acima de tudo ter capacidade humana, capaz de ensinar mas também de valorizar; capaz de explicar mas também de sentir; capaz de debitar mas sobretudo de capacitar; capaz de mostrar mas também de deixar experimentar; capaz de corrigir mas deixar errar, com espaço para perceber e distinguir o certo do errado; capaz de cativar mas acima de tudo de gerar empatia, capaz de ensinar com o coração.
Conquistou-me a mim, como mãe, pela postura firme e objectiva com que sempre conduziu as reuniões de pais mas também pela frontalidade e assertividade com que tantas vezes desmistificou temas, desvalorizou o foco nos resultados e nas notas, quando o importante - sobretudo nesta 1.ª infância - é despertar o interesse, é fomentar o gosto pela aprendizagem e pelo saber. Estou certa de que teve um papel muito importante tanto nos alunos como nos pais, que também são (deviam ser sempre) parte importante no percurso escolar, para saber como apoiar e rumar no sentido certo - porque quando se trata de pais, como eu de 1.ª viagem nestas andanças, mesmo o óbvio pode não o ser... e saber como e quando ajudar pode fazer toda a diferença na motivação e interesse pela escola.
Fico-lhe por isso eternamente grata por este caminho de 4 anos, os que sei que vão ficar para sempre na memória da minha Constança 💓

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De sorriso forçado a sorriso feliz (e agora de dentes serrados...)

De que cor é um beijinho?