Os amigos são a família que escolhemos

Parece frase feita mas é a mais pura das verdades. Apesar de ter uma família gigante e cheia de pessoas especiais, de quem gosto mesmo muito, também tenho pessoas a quem apenas o grau de parentesco nos une. Não por alguma incompatibilidade, antes porque nunca calhou. Seja pela distância, seja pelas diferenças de estados de vida, seja pela falta de afinidade, a verdade é que a vida fez de nós família, pelos laços de sangue, mas quis a vida que a nossa relação fosse apenas essa. Família de sangue a quem dou um abraço apertado e sentido quando nos encontramos, naquela festa ou encontro anual de família, mas que depois, no dia a dia, não está na minha vida. Resumindo, fazem parte da minha vida mas de uma forma mais superficial e vice-versa. Se for preciso sei que estamos lá uns para os outros mas não sendo... mantemos esta relação à distância, tanto física como emocional (e está tudo bem! Não há mal nenhum nisto, mesmo!). 
Depois há os amigos, aqueles que entram nas nossas vidas, alguns de forma completamente ao acaso, mas que acabam por ficar. Pela afinidade, pelos contextos, pelos afectos, pelos laços que se vão criando e multiplicando. Tenho a sorte de ter cruzado a vida de umas quantas pessoas especiais e que se foram tornando essenciais na minha vida. De grupos diferentes, de ligações diferentes, de fases diferentes da minha vida mas que de uma forma ou de outra a vida foi mantendo por perto. Não nos unem laços de sangue mas histórias que fomos vivendo, umas mais conturbadas do que outras, umas mais intensas do que outras mas que cada uma delas acabou por deixar marcas nas pessoas que somos hoje. A própria vida encarrega-se de ir fazendo filtro entre as amizades que são da vida, das amizades que ficam para a vida. Agradeço a Deus todas elas, as que chegaram até mim só para me trazerem outras pessoas, aquelas que são as "minhas pessoas", na mesma medida em que agradeço as pessoas que cruzaram a minha vida para me mostrar a verdadeira essência da amizade sem filtros. Felizmente, tenho muito que agradecer...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?

Desculpas à Fada dos Dentes