Feliz Dia da Mãe!


Já todas somos mães e sabemos, agora, que ser mãe é o maior desafio que podemos ter na vida. 
Sabemos, agora, que as noites mal dormidas não são só nos primeiros meses de vida. Podemos não dormir porque estamos em permanente estado de vigília ou simplesmente porque a angústia nos pesa no coração. 
Sabemos, agora, que o amor é um sentimento elástico que estica e encolhe a uma velocidade incrível mas que é feito de um material inquebrável, que aguenta tudo - mesmo tudo.
Sabemos, agora, que os bebés crescem rápido demais e que o tempo é medido em ciclos lectivos, em estações do ano, em férias escolares e em tudo o que faz girar a roda dos filhos. A nós cabe-nos a tarefa de encaixar, o melhor possível, todas as contingências, todas as exigências, todos os imprevistos, todos os desafios e, de preferência, com o melhor dos sorrisos.
Sabemos, agora, que expressões que ouvíamos enquanto filhas as repetimos agora enquanto mães, mesmo tendo jurado nunca o fazer. 
Sabemos, agora, que para além do nosso coração temos outros que batem fora do nosso mas que são nossos também, ligados por um tal de fio invisível que nos faz viver a vida dos nossos filhos, não por eles, mas para eles - nunca dedicação espontânea e inata que não sabemos explicar. 
Sabemos, agora, que ser mãe é das maiores bênçãos do mundo, num ciclo que cresce e se renova e que faz de nós pessoas melhores, a dar o nosso melhor na dura e interminável tarefa de educar as pessoas de amanhã. 
Sabemos, agora, que é o agora que conta e que para chegar o amanhã é preciso viver o hoje. Sem pressa e sem medo porque, agora que somos mães, sabemos que é de pequenas coisas, de gestos simples e de momentos nossos que se constrói a felicidade.  

***
Obrigada querida mãe por me inspirares. 
Obrigada queridas manas por fazerem parte desta caminhada lado a lado, presentes e participativas, num trabalho de equipa que suaviza todos os sustos.
Obrigada cunhada Ana, comadres Inês, Ana Marta e Dora e todas as amigas do coração que me ajudam nesta difícil mas maravilhosa tarefa de ser MÃE. 

Comentários

Sandra disse…
Maninha não há melhor educação que a dar exemplo. A mãe ensinou-nos isso...
Esse é o verdadeiro segredo do sucesso!

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?

18 anos