A escola das minhas filhas é Escola Amiga da Criança

Até fiquei emocionada quando vi o nome da EB Quinta da Condessa na lista das escolas distinguidas na 1.ª edição do concurso Escola Amiga da Criança, promovido pela CONFAP e Leya Educação. A Associação de Pais submeteu candidatura com o projeto Crianças Felizes, desenvolvido pela Verbos Inúmeros - empresa com a qual tem protocolo para a gestão das Atividades de apoio à família (ATL). Saber que este projeto que tanto admiro é reconhecido fora de quem o sente faz-me acreditar que estamos a fazer tudo certo. Se só com uma breve descrição, umas fotos e um mini vídeo com o resumo de algumas das atividades, não todas, conseguimos convencer um painel de júri de que estamos a promover a felicidade das nossas crianças, então o que diriam se fossem pais, como eu, e experimentassem a alegria de deixar todos os dias as filhas com um sorriso no rosto; se sentissem o entusiasmo com que todos os dias ficam na escola, sem pressa de vir embora; se conhecessem todo o trabalho dedicado que professores e monitores fazem naquela escola; se participassem nas oficinas e atividades abertas aos pais, que se sentem sempre convidados a ser parte deste grande objetivo que é educar uma criança. Sei que nem tudo é perfeito, que mais pode (e deve) ser feito mas o mais importante para mim está lá: a vontade de fazer de cada ano, um novo ano, cheio de novidades, com um programa integrado e aberto a toda a comunidade educativa. Para mim a capacidade de abertura ao diálogo, a flexibilização e sobretudo a capacidade de concretização de ideias simples mas cheias de sentido valem este selo, este reconhecimento público de que é possível fazer diferente, fazer mais e melhor numa escola pública, que é de todos e que por isso precisa que todos se envolvam e participem ativamente na vida - escolar e não só - das crianças. Não ficámos na lista das finalistas ao 1.º prémio mas para mim o mais importante já temos, mesmo antes do selo - uma escola viva, uma escola que convida e uma projeto que se chama - e que faz todos os dias - CRIANÇAS FELIZES!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?