Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2012

# 37 semanas

Entro nas 37 semanas como vou entrar nas próximas 2: no médico! Comecei hoje com o CTG mas tive dispensa do célebre toque... isto porque a cesariana passou a ser mesmo uma certeza, agendada para dia 15 às 10h. Confesso que fico muito mais tranquila por ter assim tudo marcadinho. Agora é rezar para que esta mini pessoa não decida trocar-me as voltas e fique sossegada até ao dia e hora marcados! Ah! Só uma nota em relação ao CTG: se da Constança quase não se registavam movimentos, e por isso quando carregava no botão era mais para ver o que acontecia... desta vez quase não tirei o dedo do botão! Estou a ver que a caminho vem um verdadeiro furacão...

Celebração destes 5 anos...

Foi ontem à noite, na Igreja de Casal de Cambra, na presença da família e amigos que celebrámos 5 anos de casamento. Foi uma cerimónia simples e uma festa pequena mas que nos encheu o coração de alegria. É bom saber que contamos com o carinho de tantos. Um aspecto que achei interessante é que muitas pessoas (a grande maioria na verdade...) nos iam perguntando que celebração era esta, cheios de curiosidade ou mesmo baralhados porque era a 1.ª do género que ouviam falar. É verdade. Também para nós foi novidade, ou seja, tirando casamentos, baptizados, bodas de prata ou de ouro... não é muito, ou de todo, comum celebrações deste género. Mas a minha pergunta é: e porque não?! Se faz sentido para nós, se é possível ser feito, se nos pode proporcionar um momento para guardar para a vida, vivido na presença dos que nos são mais queridos... porque não?! Escrevi uma pequena introdução que tive a coragem de ir ler, cheia de medo que a emoção me levasse a melhor, que partilho agora aqui com todo

5 anos de casamento

Imagem

Parabéns maninha!!!

Imagem
Hoje é dia de festa para a mana mais velha! Bem merece um dia especial porque é sem dúvida a melhor irmã mais velha de sempre. Muito atenta a tudo e a todos, capaz de dar a vida pelos seus. Uma mãe perfeita e uma amiga verdadeira. Esta é a minha irmã. Tenho o maior orgulho e a sorte de ser um dos centros do seu mundo. Amo-te muito maninha.

# 36 semanas

Mulher sofre. Grávida então... hoje fui fazer mais umas análises e, apesar da simpatia e cuidado da técnica, custaram-me como tudo! Também nesta fase o que é que não custa?! Sei que começo a soar meio repetitiva mas a verdade é que estou farta! Este estado de "graça" é o verdadeiro milagre da vida mas sai-nos do corpo, no verdadeiro sentido da palavra! Tenho dormido cada vez pior, sempre com azia (coisa que nunca me deixou desde o 1.º dia...), acordo inchada, não me sinto confortável em quase nenhuma posição, cansada de me sentir pouco autónoma e cada vez menos capaz de fazer coisas simples como brincar com a minha filha... enfim... sei que falta pouco e que passa a correr e que talvez ainda sinta saudades destes dias de espera. Mas para já, neste momento, só posso dizer que por mim rebenta a bolha!

Em alguma coisa tinha de sair à mãe...

Imagem
E o gosto pelo cinema é uma delas! Ontem fomos à sessão da tarde com os miúdos e todos adoraram! Uns portaram-se melhor que outros mas a minha Constança, modéstia à parte, foi a que mereceu o prémio da menina mais atenta e sossegada da sala! É que nem no intervalo quis sair da sua cadeira, sempre a vibrar sobretudo com o esquilo que chama de "muito trapalhão"... foi sem dúvida um programa delicioso e a repetir!!!

A noiva do ano

Imagem
Adoro casamentos. E nos tempos que correm são cada vez mais raros... mas este ano temos o da nossa amiga Carlinha já este sábado! Do grupo vai ser a última por isso só nos resta esperar agora pelos baptizados e depois pelos casamentos dos filhos... (medoooooooo) vou ser a grávida mais grávida da festa e só espero conseguir aguentar-me e aproveitar a festa e a companhia ao máximo!

O kit picnick

Imagem
A amiga Mimi é uma verdadeira perfeccionista e quando combinamos um almoço "tipo picnik" no terraço cá de casa, quis levar a coisa à letra e brindou-nos com o seu kit picnick! O que só prova que podemos fazer tudo o que queremos desde que tenhamos energia e imaginação :) foi sem dúvida uma tarde bem passada, com os miúdos a correrem e a brincarem e os adultos a comer que nem uns doidos! Obrigada amiga Mimi pelo bolo maravilhoso de ananás! Finalmente temos condições cada vez melhores para podermos repetir muitos programas como este!

Aniversário Tita

Imagem
A amiga Tita fez anos e este ano decidiu comemorar só na companhia das amigas e soube-nos muito bem! De vez em quando os programas sem maridos e filhos fazem milagres ao nosso cérebro!!! Não conhecia o restaurante, que fica na Ramada/Odivelas e amei! A comida é deliciosa e o espaço com uma decoração que me encantou. É bem pequeno, perfeito para jantares românticos ou para almoços assim entre amigas (só nós enchemos a sala!). Muitos parabéns Tita!

Mais um rebento a caminho...

Imagem
E cá estamos nós mega felizes com esta boa nova que tanto pedimos que acontecesse :) (Logo que tenha permissão divulgo quem são os felizes contemplados!)

5 anos de casamento merecem ser celebrados

Imagem

Festa de Sta. Marta 2012

Imagem
Este ano não faço parte da comissão de festas porque é trabalho que deve rodar todos os anos... mas ainda assim ficaram os contactos e a experiência muito positiva do ano passado e por isso cá em casa não estamos totalmente desligados deste evento. Para além dos contactos com o Miguel Agostinho, o grande artista lá da terra que no ano passado surpreendeu todos com casa cheia!, e do rancho de Carenque onde actua uma amiga, temos o 3.º Passeio TT! A tradição já está criada e é convite a que o Hugo, por mais que hesite, não consegue recusar. O jipe continua a ser o "passatempo" (e mealheiro!) preferido e apesar de todos os anos refilar e dizer que dá muito trabalho e que não podem ser sempre os mesmos e mais blá, blá, blá... acaba sempre por avançar e este ano até contou a ajuda de um design à séria que fez um cartaz que impõe respeito! Acredito que vai ser mais um sucesso!!!

Já sabe a verão

Não é que seja fã de muito calor, menos ainda no estado em que me encontro... mas verão em que se anda sempre de casaco atrás e quase nunca de alças, também não é verão!!!!

O pai panda!

Imagem
Foram precisos 3 anos para conseguirmos aplaudir a actuação do nosso Simão na festa do colégio! Estava lindo, com a caracterização caseira (orelhas da mini da roupa de Carnaval da Constança e pintura facial da amiga Bela) e teve uma prestação excelente!!! Valeu a pena a espera e a verdade é que nunca deixámos de acreditar no enorme potencial do nosso Simão.

# 35 semanas

Começo as 35 semanas mais tranquila, não só por ter a cesariana praticamente marcada mas porque entro numa fase em que começa a ser menos perigoso ter um parto prematuro. Vou repetir a ecografia para perceber se a Carlota continua matulona como deu a entender às 32 semanas e depois, em função do resultado, vamos acertar os detalhes do grande dia. A ver vamos o que me espera... nestas coisas mais vale não fazer planos!

Cesariana começa a ser uma certeza

Se da Constança fiquei triste quando o médico me disse que tinha mesmo de ser cesariana porque ela estava pélvica, desta vez confesso que é com enorme alegria e tranquilidade que recebo a notícia. Os motivos são diferentes porque desta vez a Carlota está viradinha e pronta a nascer como manda a natureza humana, mas com uma cesariana recente e com uma bebé que pelos vistos está cada vez maior o Dr. Duarte não arrisca parto normal. Tem todo o meu apoio e até incentivo porque muito sinceramente não tenho curiosidade nenhuma em descobrir como se dá a expulsão, com ou sem epidural, nem as maravilhas da recuperação de um parto a que chamam normal - na minha cabeça não tem nada de normal pensar que um ser com mais de 3kg saia naturalmente!!!!

O começo da nova vida do Matias

O fofo do meu sobrinho foi operado ontem para tirar os adenóides e as amigdalas. Graças a Deus correu tudo bem e apesar de se esperar o pior (digamos que manter uma criança com menos 3 anos sem poder comer ou beber mais de 6 horas é mais do que um desafio!) correu tudo bem. Hoje começa uma nova vida: respira pela 1.ª vez pelo nariz, sem bloqueios, sem dificuldade. Agora é ter paciência mais uns dias e esperar que não enjoe os gelados e os batidos...

Badoca Parque

Imagem
No ano passado fomos ao Jardim Zoológico passar o dia com a criançada e foi um mega sucesso! Gostámos tanto, crianças e adultos, que combinámos organizar um dia por ano para fazer assim um programa do género. A escolha deste ano foi o Badoca Parque com dia marcado com tanta antecedência que nunca imaginei ter de considerar ir ou não... é que convenhamos que nenhuma grávida de 8 meses deve ter como dia de sonho um passeio ao Badoca Parque! Não resisti a ir porque não queria perder por nada esta aventura da minha Constança, que no ano passado era tão pequenina e já vibrou no zoo, e a oportunidade de passar um dia com a família e os amigos. Apesar das limitações (não fiz nenhuma actividade, incluindo o indispensável safari...) não me arrependo de ter ido. Confesso que perde no comparativo com o Jardim Zoológico, não só pela distância (ainda é uma viagem e tanto!), mas pelo espaço e organização (muito pó e fraca dinamização do espaço). Mas o passeio não deixou de ser giro e a companhia ex

# 34 semanas

É verdade que estou cada vez mais cansada e ansiosa que chegue o dia da "explosão", mas pensando no nascimento da Constança José precisamente às 34 semanas acalmo-me logo e só peço a Deus que me ajude a aguentar a pequena Carlota mais umas semanitas, para nascer forte e saudável... é verdade que estas semanas da recta final custam imenso mas também sabemos que os partos assim tão prematuros não são bons para ninguém! E eu, apesar das queixas infinitas, cá me vou aguentando sempre na esperança que a Carlota dê para aqui uma cambalhota e fique sossegadita até dia 15 de Agosto, que é a data que já acertei com o médico para o caso de ser cesariana. Esta semana tenho consulta, vou mostrar a eco das 32 semanas e as análises do 3.º trimestre, e espero vir mais tranquila do que da última consulta...  

Bem-vinda Constança José

Isto deve ser mesmo instinto de grávida ou algo do género... ontem passei o dia a lembrar-me da família José, sobretudo da mãe Paula, e estive mesmo para ligar para saber notícias. Mas ontem fomos passar o dia ao Badoca Parque (uma aventura e tanto... que depois conto) e por isso estava para o fazer hoje quando fui acordada pela seguinte mensagem: "Olá manas Peres! Só hoje reúno condições para vos comunicar  que a Constança nasceu dia 5 (5a) à 1h10 da manhã com 2010kg e de 34 semanas, correu tudo bem ela é uma bebé linda e perfeitinha. Está na neonatologia onde irá continuar, eu vou hoje para casa também estou bem mas estarei todos os dias no hospital junto dela... a minha alta é  só para ir dormir a casa e mesmo assim se quiser posso ficar com ela durante a noite. Bjs" Estou mega feliz por saber as 2 bem e agora super ansiosa para uma visita! Quero dar um abraço daqueles bem fortes à super-mãe e conhecer a fofa da Constança, que com este nome e sendo membro da família J

Deixar as fraldas

Não sei se lhe chamo desafio, saga, drama ou aventura... todas as expressões encaixam! Nunca pensei muito no assunto e sempre que ouvia os relatos das amigas pensava para mim "isto não há-de ser assim tão complicado..." mas a verdade é que é... ninguém merece passar o dia a falar em chichi e em cocó, brincar na casa de banho, limpar "descuidos" quase todos os dias... é certo que é uma fase mas é daquelas que deviam durar assim 1 ou 2 dias no máximo, não semanas ou meses...

# 33 semanas

Só quando escrevo aqui as semanas de gravidez me dou conta que ainda falta tanto... porque sinto-me assim à beira da explosão quase todos os dias... as noites custam muito a passar e durante o dia a energia dá para muito pouco... a sorte é que finalmente começo a ter a casa que sempre sonhei, com uma sala de estar no sótão super acolhedora e com muito espaço para arrumar a nova logística que mais um bebé implica. Coisas não me faltam para me entreter. Só a vontade é que nem sempre está em sintonia... mas um dia de cada vez e espero que esta menina apressada se mantenha sossegada mais umas semanitas para me dar tempo de ter tudo como quero.

Constança José

A caminho temos também mais uma Constança, que nasce do amor e fé da família José. Este é um daqueles casos que podemos chamar de milagre da vida. Vou desafiar a mãe Paula José, que sei ser uma seguidora assídua deste meu blogue, para escrever umas linhas sobre este momento inesquecível da sua vida. A cada dia que passa fico com a certeza que a fé, a determinação, a coragem e sobretudo o amor de uma mãe são capazes do inimaginável. Minha querida amiga um beijo gigante.

Coincidência feliz

Já tinha comentado da alegria de ter mais uma vez a minha amiga Patrícia a viver esta aventura de ser mãe pela 2.ª vez mas a felicidade completou-se ontem ao saber que a caminho temos mais uma menina! É a prova que Deus nos guardou uma vida cheia de graça e de encontros! Agora é esperar que a Carlota Maria e a Teresinha se tornem as melhores amigas, seguindo os passos das manas mais velhas Constança Maria e Maria Leonor :)