Ultrapassei um trauma

Não é segredo para ninguém que a minha relação com o inglês sempre foi difícil. Não por não gostar da língua, pelo contrário, mas porque nunca desenvolvi o lado mais prático o suficiente para me sentir segura a escrever, menos ainda a falar. Mas trabalhando numa empresa internacional este não pode ser um problema e já foram várias as situações em que tive de ultrapassar este bloqueio. O pânico surgiu no início desta semana quando um cliente ligou a marcar a apresentação de um estudo aos seus responsáveis alemães! O momento porque sempre temi chegou... porque uma coisa é falar assim entre colegas ou numa sala de formação em que o que menos importa é a maneira como se fala. Outra, bem diferente, é fazer uma apresentação formal, de resultados importantes em que é preciso saber explicar não só o que se mostra como ter a capacidade de responder a questões ou tirar dúvidas que entretanto surjam. E por isto nunca tinha passado e, sinceramente, sempre achei que não aguentaria e fui-me mentalizando que se esse momento um dia chegasse iria inventar qualquer desculpa ou explicar com toda a calma do mundo à minha chefe que não seria capaz, que estaria para além das minhas capacidades. O momento chegou e eis que me consegui surpreender a mim própria! Depois do pânico inicial, respirei bem fundo e pensei: se sou pessoa para encarar todos os desafios e obstáculos que me vão surgindo na vida, porquê recusar este?! Vergonha todos temos e calinadas todos damos por isso bora lá! E foi assim que hoje consegui fazer a apresentação de mais de 30 slides. Claro que contei com apoio precioso da minha colega nos momentos em que o branco dominou o meu cérebro... e claro que deixei muitas frases a meio... e claro que devo ter cometido mil erros gramaticais... mas consegui! Passou! Sobrevivi! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?