A discussão do momento

Ontem o tema do programa da RTP1 Prós e Contras foi: FICAR OU PARTIR. Esta é a questão do momento para muitos portugueses. Para outros, como eu, nem se coloca porque a minha vida assenta na família e é com ela que espero aproveitar tudo o que a vida me reserva. Mas olho para o lado e vejo que esta foi a opções de muitos amigos e conhecidos e de mim só têm uma palavra: respeito. Respeito a decisão e até concordo que é a melhor decisão para algumas pessoas, que têm um feitio diferente do meu, que esperam da vida outros desafios que não os que ambiciono para mim. Respeito acima de tudo porque sei que a decisão nunca é tomada de ânimo leve, sem pensar nas consequências. Respeito porque para se ir lutar por uma vida melhor, tem de se conseguir pôr muitas emoções de lado e isso tem um preço. Mais cedo ou mais tarde essa factura vai chegar. Para quem partiu, como a irmã da minha cunhada, que ontem deu o seu testemunho enquanto profissional da saúde via Skype a partir de Oslo, o meu imenso orgulho pela coragem, pela determinação e pela capacidade de recomeçar uma nova vida. Para quem ficou, a minha sincera solidariedade pelo sentimento de perda que inevitavelmente se sente todos os dias. 
Do programa apenas gostei dos testemunhos do público e das participações dos portugueses que, tal como a Elsa, estão por esse mundo fora à procura de uma vida melhor. Apenas esses me pareceram ter uma visão realista dos tempos que vivemos. Dos convidados apenas ficaram comentários teóricos ou de olhos postos apenas nos seus umbigos. 

Comentários

Anónimo disse…
Só é preciso ter cuidado com a forma como se vai porque o risco pode ser demasiado elevado e o preço a pagar demasiado caro...

Eu depois do que passei não recomendo a ninguem
Bjn

MSL
Sandra disse…
Maninha eu partilho da tua opinião, família e amigos acima de tudo. A vida é demasiado curta pa vivermos separados. Mas a vida nem sempre permite que fassamos o que queremos, lembro te da vida de sacrifício que viveram os nossos tios que sem alternativas se viram obrigados a sair do país à procura de novas oportunidades. Vivia se na miséria.. Que seria deles se ficassem por cá? A vida é um ciclo que se repete. Hoje há o que sai por vontade própria à procura de novas experiências, sucesso profissional, formação e dinheiro pa ficar rico ou Bem remediar. Mas ainda os há que saem porque se esgotaram todas às possibilidades de autosustentabilidade. Que Deus nós proteja e nós mantenha unidos.

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De sorriso forçado a sorriso feliz (e agora de dentes serrados...)

De que cor é um beijinho?