Escola pública mas nada gratuita

O dia de hoje vai ficar para sempre na minha memória pela negativa. Hoje estive na reunião de abertura do ano lectivo no Jardim de Infância onde pude confirmar que o sistema é público mas nada gratuito, nada adequado à realidade profissional dos pais de hoje, cego quando às necessidades de apoio à família. Não acho normal que por necessitar de todos os prolongamentos de horário [7h30-9h | 15h-17h | 17h-19h] fiquei posicionada automaticamente no escalão máximo, no valor de 99€. A este valor deve somar-se a alimentação e os extra das pausas lectivas. Acho muito sobretudo quando o que está associado é muito pouco! Nos tempos livres estão 2 senhoras a tomar conta, sem nenhuma actividade concreta - dizem que uma animadora passa de vez em quando e deixa actividades (nem sequer lá fica o tempo todo)?!?! Não houve uma apresentação das actividades lectivas previstas, nem um plano de acções concretas para o decorrer do ano. Ficaram apenas queixas do sistema, das poucas ajudas e das deficiências cada vez mais graves em termos de apoios do estado. Este foi sem dúvida um processo que mostra o quanto o nosso sistema de educação está antiquado e pobre, a fomentar um sistema que apenas apoia quem não trabalha, criando um ciclo vicioso que só prejudica quem trabalha, quem desconta e quem faz tudo dentro da lei. Resumindo, depois de expressar tudo isto de viva voz na reunião, vou fazer questão de reforçar a minha experiência junto do Gabinete de Educação de Sintra porque a maioria fala, queixa-se mas depois nada faz de concreto para que as coisas mudem. Mas essa pessoa não sou eu. Vou deixar bem claro que a minha filha até pode ter conseguido uma vaga no sistema público mas que não o irá frequentar porque ficaria tão cara como o colégio onde estava e onde obviamente vai continuar. Colégio esse que abriu as portas no dia 1 de setembro, que tem um plano curricular a 3 anos, com diversas actividades como inglês, culinária e ginástica dentro da mensalidade; Colégio que não fecha por motivos de greve ou não deixa de dar lanche se os pais não pagaram a senha. Enfim... fica a experiência. Felizmente temos alternativa para a Constança e um novo ano lectivo pela frente, cheio de coisas boas!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?