Obrigada Isidoro Roque. E até sempre!

Começámos mal.

No arranque do 1.º ano em que assumi funções de Presidente da Associação de Pais tive logo uma troca de mensagens com o Isidoro que me fez pensar se tinha entrado na "batalha" certa. 
Trocámos e-mails, ambos à defesa, ambos a marcar posição, ambos seguros e firmes das nossas "verdades". Batemos de frente mas escolhemos o confronto direto.

Voltámos a cruzar-nos no Conselho Geral, ambos representantes dos Pais (por diferentes ciclos) e também neste fórum voltámos a discordar. Discutimos pontos de vista, argumentámos a favor das nossas convicções e nem sempre concordámos. Ainda assim, escolhemos intervir, partilhar e argumentar.

Aos poucos fomos respeitando a opinião um do outro e acabámos por encontrar um ponto comum que, no fim, nos aproximou: ambos entrámos no Associativismo Parental para defender os alunos, para lutar por uma escola pública melhor. Que seja de todos e para todos.
No fim concordámos que são cada vez menos os pais que se interessam, que se envolvem, que se dão ao trabalho para olhar mais além e defender não os interesses individuais, antes em prol de todos - de todos os que mesmo querendo não conseguem ter voz; de todos os que mesmo podendo não querem ter voz. 

No fim despedimo-nos em sintonia, com o sentimento de dever cumprido - o de quem deu anos de vida na luta por uma escola melhor e o de quem começa a perceber que mesmo sendo esta uma luta de todos, nem todos estão para a luta. Foi uma conversa sem pressa, numa noite fria de outono à porta do Agrupamento, depois da última reunião em que participou como conselheiro do Conselho Geral. 

Receber a notícia do seu falecimento repentino e inesperado foi um verdadeiro murro no estômago. Um abanão que chegou precisamente, ironia do destino, em noite de Assembleia Geral na Escola em que compareceram dois encarregados de educação, num universo de 190 alunos... Sinal de que o associativismo parental ficou de facto mais pobre nessa noite fria de inverno.

Faltam pais como o Isidoro que se envolvam, que se preocupem, que se mobilizem, que se queiram dar ao trabalho de lutar por uma escola pública de qualidade. Ao Isidoro agradeço por tudo e por tanto que me ensinou e que me acrescentou. Como mãe, como encarregada de educação, como Presidente da AP, como conselheira mas acima de tudo como pessoa. 

Obrigada Isidoro e até sempre! Vou sentir a tua falta...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?

Desculpas à Fada dos Dentes