A magia dos livros

Começa hoje a 85.ª Feira do Livro de Lisboa! Tenho a sorte de trabalhar mesmo pertinho por isso de hoje a 14 de junho já tenho programa para todas as minhas horas de almoço. Se for preciso não compro nem 1 mas adoro folhear novas histórias; ver as capas e ficar curiosa para saber mais; gosto do cheiro dos livros; dos mistérios que têm dentro; das cores; do peso; da textura. Foi o gosto pela leitura que me trouxe o gosto pela escrita e hoje em dia não passo sem nenhum deles. Não consigo estar sem um livro para ir lendo, mesmo que demore hoje em dia muito mais do que há uns anos atrás. Andar de metro todos os dias (tirando os dias de greve, que têm sido semanais infelizmente!!!) ajuda muito a manter um ritmo regular, mas também muitos são os serões em que prefiro uma boa leitura à televisão. Agora que o Hugo chega tão tarde todas as noites, ganhei o hábito de depois de deitar as miúdas e de me despachar do banho e das coisas da casa, ligo o meo music no telemóvel e fico tranquilamente, estendida no sofá a ler umas boas páginas do meu livro! Ainda para mais comecei a ler a colecção do Simon Scarrow que um amigo, com gostos literários muito semelhantes aos meus, me emprestou e por isso o entusiasmo para seguir a história é mais que muito. Isto para dizer que para mim a leitura não é apenas para me ocupar o tempo morto do transporte público; para mim ler um livro é um hábito, uma rotina que está dentro do meu dia. São momentos meus, comigo mesma, que me ajudam a desligar o cérebro de tudo o resto; que me ajudam a ter espaço para dar asas à imaginação; que me ajudam a distrair e a relaxar; que me ajudam a conhecer outras histórias, outros mundos, outros pensares, outras realidades; outros tempos; outros conhecimentos. Ter tempo para ler para mim é algo obrigatório, algo que não dispenso, algo que me traz tanto! E algo tão simples...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?

18 anos