Pterígio: já ouviram falar?...

Eu não. Mas é o nome da doença que tenho nos olhos... nada de grave mas chato e pior: para toda a vida, já que mesmo após cirurgia (única forma de tratamento) volta a aparecer... enfim... são os sinais da idade!

O pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direcção à córnea. Não é infeccioso, mas pode afectar a visão. Pode ser tratado através de remoção cirúrgica.
Os principais sinais e sintomas são olho vermelho, fotofobia e irritação.
Ainda não se sabe exactamente as causas do pterígio. Sabe-se que ocorre mais frequentemente quando há exposição aumentada à radiação ultravioleta e poeira.
O pterígio é um crescimento benigno, mas pode ser removido através de cirurgia. No entanto, é comum a recorrência do pterígio após a cirurgia, sobretudo em pessoas jovens. O uso de partículas beta pode evitar a sua recorrência.
A protecção dos olhos contra a luz ultravioleta excessiva através de óculos solares apropriados, evitando condições ambientais secas e empoeiradas, e a aplicação de lágrimas artificiais são medidas que podem ser úteis para prevenir a ocorrência do pterígio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?

18 anos