Boas escolhas

Agora que penso nisso, o nome das minhas filhas surgiu e ficou, sem grandes indecisões. Constança não esteve desde sempre nas nossas cabeças mas apareceu por sugestão do pai teve logo adesão. Juntar o Maria como segundo nome nem por isso, com a tia Andreia a achar que não combinava... mas ficou, para dar seguimento à herança da mãe! Depois com a Carlota também foi mais ou menos a mesma coisa, a ajudar à festa o começar com a mesma letra. Foram 2 nomes que nos surgiram assim do nada mas que nos soaram sempre como "os" nomes perfeitos. Nunca calhou ir ver significados. Agora que olho para eles percebo que foram as escolhas certas. Este tema surge porque estamos a praticamente 2 meses da minha sobrinha nascer e ainda não tem nome escolhido! Teresa já foi eliminado, agora estão em cima da mesa outros, sendo que o que os pais mais gostam é Frederica. Olhando para o significado parece-me fazer todo o sentido. Obrigada maninha Sandra por esta partilha! 

Aqui ficam as origens e significados de cada elemento lá de casa. Acho que bate tudo certo ;)

TELMA: Origem e Significado: Feminino de Telmo. Do grego, significa amável. Fazendo jus ao seu nome, é uma pessoa amável, generosa e simpática no trato com os demais. Tem a mente desperta e é rápida no pensamento.

HUGO:Origem e Significado: Do germânico, significa inteligência clara, espírito, razão. Activo, curioso e inovador, gosta de transformar continuamente a sua vida.

Origem e Significado: Feminino de Constâncio. Do latim, significa fiel, constante. Possui um carácter forte e é muito activa, sempre envolvida em mil e uma actividades. Sociável e afectuosa, não dispensa o carinho dos amigos e da família = CONSTANÇA

Origem e Significado: De origem etrusca, significa ministro. Procura o bem-estar acima de tudo. É atenciosa e possui bom gosto e um apurado sentido de justiça = CARLOTA

:::

ANDREIA: Origem e Significado: Feminino de André. Do grego “andréas”, que significa viril, valoroso. É constante nos seus objectivos e relaciona-se socialmente com facilidade.

NUNO: Origem e Significado: Do latim 'nonus', que significa o nono filho. Também deriva do italiano 'nonno', que significa avô. Trabalhador e inteligente, não vira as costas aos problemas ou dificuldades da vida. Nunca recusa ajudar os que precisam.

Origem e Significado: Do hebraico, significa aquele que ouve. É uma pessoa altruísta e generosa que está sempre disponível para os outros. Dinâmico e prático, é capaz de encontrar sempre a melhor solução para os problemas = SIMÃO

Origem e Significado: Do hebraico, designa uma pessoa engenhosa, inovadora, mas também modesta. Gosta de ter alguns momentos de solidão, não sendo muito sociável. Possui um gosto refinado e tem um grande sentido da beleza e da elegância = MIGUEL

:::

SANDRA: Origem e Significado: De origem grega, é um diminutivo de Alessandra, a forma italiana de Alexandra, e significa protectora. Tímida e reservada, não suporta a injustiça e luta para que o mundo seja melhor.

SANDRO: Origem e Significado: De origem grega, é um diminutivo de Alessandro, a versão italiana de Alexandre e significa protector. Tímido e reservado, não suporta a injustiça e luta para que o mundo seja melhor.

Origem e Significado: Feminino de Francisco. Do latim, significa aquela que é oriunda de França. É tenaz e possui grande força de vontade que aplica a realizar todos os seus objectivos, por mais inverosímeis que sejam = FRANCISCA

Origem e Significado: Feminino de Frederico. De origem céltica, significa princesa da paz. É simpática, sensível e generosa e os seus valores giram em torno da honestidade, da ética e do trabalho. Tem uma grande capacidade física = FREDERICA

:::

EUGÉNIA: Significa “bem-nascida”, “aquela que tem origem nobre”, “aquela que tem boas origens”. É a variante feminina de Eugénio, que tem origem no grego Eugénios, composto pelos elementos eu, que quer dizer “bem, bom” e génios, que significa “raça, estirpe”, junção da qual resulta o significado “bem-nascida”, “aquela que tem origem nobre”, “aquela que tem boas origens”.
Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a valorização da ascendência, bem como reflecte atributos de nobreza. É um nome popular na Itália e pouco comum na Inglaterra, onde surgiu no século XII. O primeiro registo na língua portuguesa foi em encontrado em Portugal em 1792.
Tem destaque com esse nome Santa Eugénia de Roma, uma das primeiras mártires da igreja católica que foi decapitada no ano 258. Para ser baptizada fingiu ser homem e se tornou abade, e enquanto se fingia de homem, foi acusada de adultério por uma mulher, motivo pelo qual foi levada a tribunal, quando sua identidade foi, então, revelada. A igreja comemora sua festa no dia 25 de Dezembro, data de sua morte.

JOSÉ: Origem e Significado: De origem hebraica, é uma pessoa independente nas suas relações com os demais, embora valorize muito o seu ambiente familiar e social. Procura a perfeição em tudo o que faz e pode sentir-se incompreendido no trabalho.

Origem e Significado: De origem hebraica, designa uma pessoa prudente e reservada, com grande engenho e inteligência. A sua opinião é importante para a família e os amigos, que o admiram e valorizam = JOÃO


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?

Desculpas à Fada dos Dentes