Quanto mais perto...

É sempre assim, tudo o que está mais perto acaba por ser o menos valorizado. Li este artigo sobre os 6 monumentos que marcam a história de Portugal e, curioso, já visitei todos menos 1.
 
#1 Palácio da Pena, em Sintra - já fui várias vezes, com pessoas e contextos diferentes mas sempre com vontade de voltar! Foi o destino escolhido no 3.º aniversário da Constança precisamente por ser um "palácio de princesas" que parece saído de um conto de fadas!

#2 Castelo de Guimarães - visitámos no ano passado, no aniversário do Hugo e foi cidade que adorámos conhecer! Para além do Castelo, que nos faz sentir mesmo no berço de Portugal, toda a cidade está bem arranjada, limpa e cheia de pessoas e sítios simpáticos, incluindo um teleférico que permite uma visão total da cidade verdadeiramente apaixonante!

#3 Castelo de Óbidos - também já visitei mais do que uma vez, incluindo com as filhas no meu aniversário do ano passado. É uma vila pequena mas cheia de encantos, que quis que conhecessem por fazer lembrar as histórias de encantar. Sem dúvida visita a repetir!

#4 Mosteiro de Alcobaça - já visitámos em família alargada e depois só os 4 numa visita à Expo Batalha que fica ali ao lado. Foi dos primeiros passeios com a Carlota já a andar pelo seu próprio pé, de mão dada com a mana, super queridas! Temos de lá voltar, para que apreciem uma das obras arquitectónicas mais emblemáticas do nosso país, já para não falar da ligação histórica ao romance de D. Pedro e D. Inês. Visita obrigatória e a repetir em breve!

#5 Mosteiro da Batalha - conhecemos no mesmo passeio de Alcobaça já que fica no mesmo caminho. Este sim, é de uma imponência impressionante!!! Também ao estilo gótico, não deixa ninguém indiferente. Elas já nem se devem lembrar mas a mim marcou-me de forma muito especial por ver nascer uma ternura que não tem parado de crescer. 


#6 Torre de Belém, em Lisboa - o único que conheço apenas por fora! Precisamente o que fica mais perto mas que dou como garantido, como parte da paisagem. Por estar logo "ali" fica sempre para um depois que teima em não chegar... 

Sem comentários: