Histórias com História, as nossas Rainhas

Da escritora Isabel Stilwell li todos os livros que escreveu sobre as Rainhas de Portugal. Gostava de dizer que também os tenho a todos mas faltam-me dois que não me recordo a quem emprestei... o eterno problema dos empréstimos.
Filipa de Lencastre, Catarina de Bragança, D. Amélia, Isabel de Borgonha, D. Maria II, D. Isabel de Aragão, D. Teresa. Tenho agora o mais recente, lançado hoje no Palácio Nacional da Ajuda, D. Maria  I - a Rainha Louca. Ouvir a história e o entusiasmo na voz da própria escritora foi para mim um privilégio único. Gostei de todos os romances, todos sem excepção, com histórias diferentes mas todas escritas com detalhes tão ricos, com tanto amor e paixão, com tantas histórias que nos contam a nossa História que para mim são sem dúvida verdadeiros tesouros. Espero conseguir voltar a reunir toda a coleção e poder relê-los sempre que me apetecer. São livros que têm esse poder - de não se perderem no tempo porque contam parte da História do nosso país, ajudam a perceber de onde viemos, quem já fomos e porque o fomos. Histórias romanceadas mas que não deixam de contar verdades de outros tempos, de mostrar outras mentalidades (incrivelmente mais abertas do que as de hoje em dia como ainda hoje a autora teve a oportunidade de sublinhar na altura sabia-se que havia pessoas "meio loucas" e estava tudo bem, não havia a obsessão de hoje em dia pela "normalidade"), diferentes costumes e crenças que nos ajudam a perceber e a conhecer as nossas raízes - culturais e sociais - de uma forma menos crua, mais humana, mas sobretudo com mais emoção, leia-se, coração. Estou ansiosa por começar este livro especial!


Obrigada queridas comadres, Ana Marta e Inês, que me acompanharam a este lançamento sem nunca terem lido um livro da autora, sem aliás saberem muito bem ao que iam. Foram por mim sem "mas" nem "porquês" - uma verdadeira prova de amor. Obrigada a vocês por terem ido ;)

Comentários

Sandra disse…
Bem que sorte maninha, lnaçamento de mais um livro de Iabel Stilwelll!
Sou mega fã desde 1995, que foi quando comecei a ler a revista de domingo do Diario de Notícias. Já li três da coleção e estou a gotar imenso da nova obra de sua autoria, D.Maria I.

Mensagens populares deste blogue

Lobita do meu coração

De que cor é um beijinho?

18 anos